Em notícia publicada pelo G1 na manhã desta quarta-feira (19), um incêndio atingiu um complexo químico em Taboão da Serra, na região da Grande São Paulo. A fumaça negra podia ser vista à distância devido à grande proporção do acidente. O local fica na altura do número 518 da Avenida Ibirama, próximo à Rodovia Régis Bittencourt e ao Rodoanel, na divisa com o município de Embu das Artes. No complexo estão localizadas indústrias químicas, farmacêuticas, unidade de incineração e um depósito temporário de resíduos, o qual, aparentemente, armazenava produtos inflamáveis que deram início ao incêndio.
Aproximadamente 30 carros dos bombeiros foram enviados ao local para combater as chamas. Cerca de 70 homens participaram da ação e não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. Foi solicitado o apoio da Companhia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e por volta das 15h30 o acidente já havia sido controlado.
Cabe ressaltar a importância do armazenamento adequado dos produtos inflamáveis, assim como os riscos que estes estão sujeitos caso não haja condições adequadas de armazenamento. A Norma Regulamentadora NR 20, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, dispõe sobre Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, auxiliando a adequada gestão destes produtos.
Regulamentada pela ABNT NBR 14725 e obrigatória para todas as empresas que utilizam, distribuem, armazenam e recebem produtos químicos, a FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos quanto à proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente; transmitindo, desta maneira, conhecimentos sobre o produto, recomendações sobre medidas de proteção e ações a serem tomadas em situações de emergência. Este documento é essencial para que as indústrias evitem e controlem os acidentes.
REFERÊNCIAS, NOTAS OU LINKS
{loadmodule mod_convertforms,InterNews}