(11) 3868-6970

Logo-intertox-cor.png (3)

Gestão de Produtos químicos: Taiwan proibirá importação de produtos que contenham amianto (asbesto)

Gestão de Produtos químicos: Taiwan proibirá importação de produtos que contenham amianto (asbesto)

Em 4 de outubro de 2022, a EPA de Taiwan emitiu um aviso para proibir a importação de produtos que contenham asbesto a partir de 1º de maio de 2023. As infrações serão multadas entre NT$ 60.000 e NT$ 300.000.

A meta de segurança ambiental, proibirá a importação de produtos que contenham o asbesto e, para exceções aos regulamentos, será exigido a emissão de documentos comprovativos a serem revistos e aprovados pela autoridade central competente.

As exceções são:

  • Necessário para a proteção da população e para fins militares;
  • Para fins de pesquisa, experimentação e educação; e
  • Incapaz de obter produtos substitutos apropriados sem a substância.

A EPA de Taiwan designou o asbesto como uma substância química tóxica de Classe II sob a Lei de Controle de Substâncias Químicas Tóxicas e de Interesse de Taiwan (também conhecida como TCSCA de Taiwan) em 1º de maio de 1989 e introduziu restrições ao uso nos anos seguintes.

A partir de 1º de janeiro de 2018, todos os usos de asbesto foram proibidos no país, exceto para aplicações de P&D, testes e educação.

As fibras de asbesto são extremamente pequenas em diâmetro e insolúveis em água. A exposição aguda pode causar irritação nos olhos e na pele e tosse. A inalação crônica da substância se acumula nos alvéolos pulmonares e não pode ser eliminada, o que, eventualmente, pode evoluir para doença pulmonar por asbesto (asbestose) ou câncer de pulmão e outros tipos de câncer.

A proibição na importação abrangerá todos os tipos de produtos que contenham a substância. Existem seis tipos reconhecidos, crocidolita, amosita, antofilita, actinolite, tremolita e crisotila.

Para ver o anúncio na íntegra, clique aqui.

Luiza Giatti

Avaliação & Comunicação de Perigo

Gestão de Produtos químicos: Taiwan proibirá importação de produtos que contenham amianto (asbesto)