Na tarde desta terça-feira, dia 24/11, realizou-se na Intertox a 9ª edição do Programa Seminários Intertox com a Palestra “Gestão pela Qualidade”. A palestra foi ministrada por Patrícia Oliveira, gerente financeira e administrativa da Intertox há 4 anos, graduada em Secretariado Executivo Bi e Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Empresas pela FAAP e Curso de Capacitação em Gestão e Processos pela Qualidade, Fundação Vanzolini. Experiência de mais de 19 anos nas áreas administrativa e financeira, atuando em indústrias químicas como Akzo Nobel e PPG, empresas de tecnologias como Sycad Systems e Google Brasil.
A palestra levou todos a refletirem sobre como estamos envolvidos com o planejamento, a organização e a obtenção da qualidade em nossas atividades. Quando olhamos para a Qualidade temos que pensar em sua gestão, que nada mais é que uma opção para a reorientação gerencial das empresas. Pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe visando a organização como um todo; decisões baseadas em fatos, dados, indicadores e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.
A “gestão pela qualidade” valoriza o ser humano no âmbito das organizações, reconhecendo sua capacidade de resolver problemas no local e no momento em que ocorrem. Precisa ser entendida como uma nova maneira de pensar, antes de agir e produzir. Implica uma mudança de postura gerencial e uma forma moderna de entender o sucesso de uma empresa.
Entre os objetivos de se implantar um Sistema de Qualidade Total podemos apontar:
1- Atingir, manter e sempre melhorar a qualidade dos produtos e serviços, de maneira que os clientes sejam atendidos com excelência;
2- Melhorar a qualidade da prestação de serviços, para atender sempre às necessidades impostas ou desejadas pelos clientes, colaboradores, fornecedores e pela sociedade;
3- Proporcionar confiança à administração da empresa e a todos os colaboradores que são capazes de conseguir a Qualidade em tudo.