O Programa Nacional Lixão Zero superou 800 lixões encerrados em todo o Brasil. De 3.257 lixões, 809 foram fechados, ou seja, cerca de 25%.
Deste modo, os materiais recicláveis voltarão ao ciclo produtivo e os orgânicos, via compostagem e biodigestão, serão aproveitados na geração de biogás e biofertilizantes. E outra parte dos resíduos será destinada à geração de outros tipos de energia.
A quantidade de resíduos gerados pela população brasileira é de aproximadamente 82 milhões de toneladas por ano, onde cada cidadão brasileiro contribui com aproximadamente 1 kg de resíduo sólido urbano por dia.
Este programa tem auxiliado para a melhoria da gestão de resíduos sólidos urbanos, fortalecendo a gestão integrada, coleta seletiva, reciclagem, logística reversa, recuperação energética e a disposição apropriada de rejeitos no meio ambiente.
Além disso, essa iniciativa prevê ações de minimização dos impactos ambientais gerados pelos resíduos sólidos urbanos sobre os recursos naturais. E também busca efetuar alterações para a correta destinação, de modo a garantir a qualidade ambiental e a saúde humana.
Atualmente, a responsabilidade sobre a gestão de lixões é das prefeituras. Contudo, há um arranjo regional efetuado em conjunto com estados, municípios e consórcios públicos, que permite ganhos em escala, redução de custos, compartilhamento de recursos humanos e materiais, permitindo mais ganhos e maior agilidade.
Seu negócio precisa se adequar às legislações mais recentes referentes a Gerenciamento de Resíduos? A Intertox oferece assessoria e diversos serviços voltados à Gerenciamento de Resíduos Líquidos ou Sólidos e também a elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, respeitando as legislações aplicáveis ao seu negócio. Além de possuir Soluções para o Meio Ambiente para diversos setores.
Referência: MMA. Disponível em: <Meio Ambiente: Programa Lixão Zero é responsável pelo encerramento de mais de 800 lixões em todo o Brasil