No dia 29 de novembro de 2017 o Supremo Tribunal Federal proibiu o comércio e uso de amianto no Brasil.
O amianto tipo crisotila, também conhecido como asbesto, é usado principalmente na fabricação de telhas e caixas d’água. A utilização do amianto causa bastante polêmica e discutida há bastante tempo, principalmente pelo fato da mineração da substância ser a principal fonte de renda de algumas cidades, logo a sua proibição acarretaria em demissão de centenas de trabalhadores.
Por outro lado, a grande preocupação é a comprovação de ser perigoso a saúde humana quando inalado material particulado liberado durante sua extração, uso ou descarte. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que todas as formas de amianto são cancerígenas podendo acometer órgãos como laringe, ovário e pulmão. Nesse último órgão, afeta as membranas causando mesotelioma, doença rara e que demora até 40 anos para se manifestar.
Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco já haviam vedado todas as formas de amianto por considerar a manipulação insegura. Agora este veto se aplica a todo o país.
Referências
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1939248-stf-proibe-uso-de-amianto-no-brasil.shtml
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42175321
{module Convert Forms}